Nissan testou protótipo 100 por cento autónomo em Tóquio

A Nissan acaba de testar um protótipo totalmente autónomo nas ruas de Tóquio, no Japão, colocando em acção uma tecnologia que espera fazer chegar aos veículos de produção já em 2020.

A fabricante japonesa testou a mais recente geração do ProPILOT – sistema da marca que engloba as tecnologias de condução autónoma – num Infiniti Q50, a berlina da marca de luxo da Nissan.

A versão do ProPILOT usada nas ruas japonesas permite que o automóvel funcione em modo 100 por cento autónomo, assumindo o controlo da direcção, aceleração e travões e percorrendo um trajecto (do início ao fim) previamente seleccionado pelo condutor, que neste caso pode ser visto como um… passageiro!

Isto só é possível graças ao sistema de IA (Inteligência Artificial) deste protótipo, que é composto por 12 sonares, 12 câmaras, 9 radares de ondas milimétricas, 6 scanners a laser e mapas em alta definição. Todos estes sistemas trabalham em conjunto e dão origem a "gigas" e "gigas" de dados por segundo, uma vez que analisam e antecipam todos os cenários à sua volta.

Um dos objectivos da Nissan passou por optimizar o funcionamento em tempo real e em conjunto de todos estes sistemas, dando origem a uma condução estável e suave, mesmo quando surgem obstáculos no caminho. A ideia passa por transmitir tranquilidade aos passageiros e garantir uma sensação semelhante à de ser conduzido por um humano.

"A inventividade está no coração de tudo o que fazemos na Nissan", revelou Takao Asami, vice-presidente responsável pela área de pesquisa e engenharia avançada da Nissan. "O nosso protótipo de última geração do ProPILOT demonstra a tecnologia que estará disponível para uso real a partir de 2020. A demonstração feita hoje é mais um exemplo do trabalho bem sucedido que estamos a fazer para criar a condução autónoma para todos no futuro", concluiu Asami.

Recorde-se que esta demonstração pública surge pouco depois do lançamento do novo Nissan LEAF, que já conta com o sistema ProPILOT, ainda que (apenas) permita a condução autónoma numa única faixa de rodagem em auto-estrada. Este sistema também vai chegar ao SUV Qashqai em 2018.

Em destaque